Área
– Estudo do Meio
Competências: - Realizar
experiências com água;
Conteúdos
- Estados de água
- Liquido;
- Gasoso;
- Sólido;
- Liquido;
- Gasoso;
- Sólido;
Níveis de Desempenho
- Executa experiências com
a água, tais como: “Onde está a água”? (efeito de evaporação);
-“Icebergue à vista”
(efeito de solidificação) o nível da água está a subir (estado liquido).
Recursos
- Água;
- Cafeteira elétrica;
- Copos de plástico.
- Cafeteira elétrica;
- Copos de plástico.
Avaliação
- Registro de Observação
- Registro de Observação
Estudo do Meio
- Realizar algumas experiências tais como:
- Atividade Experimental: onde está a água?
- Realizar algumas experiências tais como:
- Atividade Experimental: onde está a água?
Material:
- 1 Cafeteira elétrica;
- Água;
- Espelho.
- 1 Cafeteira elétrica;
- Água;
- Espelho.
Procedimento:
- Colocar água na cafeteira elétrica
- Deixamos ferver.
- Quando a água começar a ferver, colocamos o espelho.
- Colocar água na cafeteira elétrica
- Deixamos ferver.
- Quando a água começar a ferver, colocamos o espelho.
Registro:
- Registramos as observações oralmente.
- Registramos as observações oralmente.
Análise da Experiência:
onde está a água?
- Atividade Experimental: Icebergue à Vista!
Procedimento:
- Colocar água no copo de plástico e colocar no congelador ( está parte já irei levar feita para assim se executar com mais facilidade e rapidamente a experiência);
- Cortar o copo de plástico e verificar o que acontece.
- Colocar água no copo de plástico e colocar no congelador ( está parte já irei levar feita para assim se executar com mais facilidade e rapidamente a experiência);
- Cortar o copo de plástico e verificar o que acontece.
Registro:
Quando coloca o gelo em cima da mesa, se esperar alguns minutos o que acontece?
Registra o que observa:
Quando coloca o gelo em cima da mesa, se esperar alguns minutos o que acontece?
Registra o que observa:
- Atividade Experimental:
o nível da água está a subir?
Material:
- 1 cuvete de gelo;
- 1 copo com água.
- 1 cuvete de gelo;
- 1 copo com água.
Procedimento:
- Colocar água no copo bem cheio, quase a transbordar.
- Colocar alguns cubos de gelo dentro do copo.
- Colocar água no copo bem cheio, quase a transbordar.
- Colocar alguns cubos de gelo dentro do copo.
Registro:
Registrar através de um desenho que está a observar.
Algumas questões para pensar/ responder
O gelo afunda ou vem á superfície?
Quando a água solidifica, ocupa mais/menos espaço do que no estado sólido/liquido.
Se te esqueceres de uma garrafa de vidro ou de plástico cheia de água no congelador, o que achas que pode acontecer?
Registrar através de um desenho que está a observar.
Algumas questões para pensar/ responder
O gelo afunda ou vem á superfície?
Quando a água solidifica, ocupa mais/menos espaço do que no estado sólido/liquido.
Se te esqueceres de uma garrafa de vidro ou de plástico cheia de água no congelador, o que achas que pode acontecer?
Fonte: CIENCIAS:
http://projetoagua.wordpress.com/tag/estados-fisicos-2/
Postado por Dalila de Oliveira , professora 4º ano A - 2014
beleza?
ResponderExcluirlembren-se visitem meu blog
ResponderExcluirhttp://cms.naruto-fans8.webnode.com/
ResponderExcluir