quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Simetria lúdica

Auxilie o desenvolvimento das habilidades espaciais dos alunos e a percepção de posição e forma com atividades que unem Matemática e Artes




Objetivos:
Explorar as noções de simetria
Explorar a criatividade
Exercitar a memória
Desenvolver a coordenação motora

Faixa etária: 2º ao 5º ano



Foto e ilustrações: Shutterstock

Trabalhar com simetria dá aos alunos oportunidades para desenvolver a observação, a percepção de semelhanças e diferenças entre figuras, sendo uma maneira de relacionar conceitos geométricos ao dia a dia dos alunos, uma vez que a simetria pode ser facilmente observada na natureza e em obras de arte, entre outros elementos do cotidiano.

O estudo de simetria é indicado para auxiliar no desenvolvimento de habilidades espaciais, como a discriminação visual, a percepção de posição e a percepção de que a forma de uma figura não depende de seu tamanho ou de sua posição. Tais habilidades são importantes não simplesmente para o ensino de Geometria, mas também para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, inclusive no ensino dos numerais. O conteúdo de simetria deve ser contemplado em todos os anos das séries iniciais do ensino fundamental de maneira articulada e gradual. Confira algumas atividades divertidas!

Máscaras simétricas

Organize os alunos em duplas, entregue a eles o material necessário e oriente-os nas etapas a seguir:

Materiais:

• Tinta guache colorida
• Pincel
• Elástico
• Tesoura
• Cartolina


1. Dobre a cartolina ao meio.

2. Coloque tinta guache de várias cores aleatoriamente sobre um dos lados da cartolina.

3. Em seguida, dobre a cartolina novamente, pressionando-a com as mãos.

4. Desdobre a cartolina e verifique que a figura obtida é simétrica em relação à linha da dobra.

4. Depois que a tinta secar recorte uma máscara. Não se esqueça de recortar o lugar dos olhos.

5. Fure as laterais para fixar o elástico.

Disponível em http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/85/artigo215236-1.asp

Alguns trabalhos com o 4º ano B

São poucas as fotos , pois algumas se perderam. mas vale o registro 


 Postado por Eduardo J Neto , professor do 4º ano B - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário